A gestão financeira pode ser considerada o coração de uma empresa. Para que o negócio seja sustentável, cresça e gere bons resultados para os gestores, as finanças devem estar sempre saudáveis e, para isso, é preciso que o acompanhamento seja constante.
Negócios menores geralmente têm poucas pessoas nas posições mais estratégicas e, por isso, muitas vezes, a gestão financeira fica negligenciada. Em escolas de esporte, por exemplo, não é raro encontrar gestores que também cumprem o papel de professores, vendedores, profissionais de marketing e de finanças.
Esse é o seu caso? Pois saiba que é possível colocar a área financeira da sua escola em dia com poucos esforços. Quer saber quais são esses esforços e como otimizar a sua gestão financeira! Confira este post!
1. Conheça todas as suas receitas e despesas
Você sabe exatamente quanto recebe ao todo, por mês, e como gasta o dinheiro gerado pela sua escola de esportes? Muitos gestores responderiam “não” a esta pergunta e isso é um grande alerta vermelho. Alguns deles ficam tão perdidos que acabam confundindo o próprio dinheiro com o da escola e isso também é um erro enorme.
É essencial que você saiba muito bem quais são as receitas e as despesas do seu negócio para analisar onde há possibilidades de economia ou de novos investimentos. Crie um sistema para acompanhar diária ou semanalmente o fluxo de caixa do seu negócio e fique sempre de olho para que as despesas não superem as receitas.
A tecnologia é uma ótima aliada desta missão e nós falaremos sobre isso adiante! Acompanhe!
No mundo dos esportes, um bom time não entra em campo sem estratégias e sem planejamento, concorda? Pois bem! Com a sua empresa não pode ser diferente. Para começar realmente a organizar as finanças da sua escola, trace e adote um planejamento estratégico.
Nele deverá constar uma análise do cenário em que a escola está inserida — o valor da sua mensalidade e a dos seus concorrentes, os seus custos fixos e variáveis, a sua margem de lucro atual… —, as metas financeiras do seu negócio a curto, médio e longo prazo, e as estratégias para alcançá-las.
Ao elaborar este documento, defina as suas prioridades financeiras e o quanto você está disposto a investir para alcançar os resultados desejados. Apoie-se sempre em indicadores e relatórios dos últimos meses para avaliar o presente e o futuro.
Com o planejamento pronto, agora é o momento de avaliar e acompanhar minuciosamente como estão sendo destinados os recursos previstos para cada área ou ação da sua escola. Saiba mais no próximo tópico!
3. Mensure e analise os resultados
Com o seu planejamento financeiro em mãos, tente mensurar o retorno das ações que você colocou em prática no último período — seja em divulgação, em materiais, em manutenção da escola ou em novas contratações.
Analisar esse dado é fundamental para tomar decisões mais embasadas e mais certeiras. Assim, você poderá corrigir a rota do que não deu tão certo e replicar as estratégias que geraram os melhores resultados. Isso vale, principalmente, para aquelas épocas em que você precisa captar novos alunos e matrículas.
Caso você tenha pensado, em algum momento deste texto, em criar uma planilha para controlar o seu orçamento, o seu fluxo de caixa ou a sua área financeira como um todo, esqueça!
Atualmente existem ferramentas muito mais eficazes e muito menos propensas a erro do que as famigeradas planilhas. A tecnologia já está em outro patamar e não há porque ficar parado no tempo em relação a isso, concorda?
A SporTI, por exemplo, oferece uma ferramenta completa de gestão de escolas de esportes que torna a gestão financeira desse tipo de empreendimento muito simples! Com ela, fica muito fácil receber as mensalidades — sem precisar fazer cobranças pessoalmente sempre que alguém atrasa o pagamento! — e controlar o seu fluxo de caixa.
Só em relação a esses dois aspectos, você já evitaria desgastes com os pais dos alunos e ganharia bastante tempo para focar em outros aspectos da sua gestão.
Saiba mais sobre como a ferramenta da SporTI pode te ajudar:
Receber dinheiro em mãos nunca mais! A plataforma SporTI disponibiliza um sistema de recebimento de pagamentos online, no qual os pais podem optar por pagar a mensalidade via boleto ou cartão. O gestor terá o acesso às entradas e poderá saber em pouco tempo quando o pagamento for efetivado.
Cobranças online
Imagine ter que entrar em contato com cada aluno inadimplente? A boa notícia é você pode deixar essa tarefa a encargo da plataforma SporTI. Além de facilitar o acesso a relatórios financeiros e aos pagamentos efetivados, a plataforma também possibilita o envio de notificações online para que os pais regularizem as mensalidades.
Informações centralizadas
Na Plataforma SporTI o gestor também tem acesso a todas as informações necessárias para o dia a dia da operação: dados específicos de cada aluno das franquias, detalhes sobre a metodologia, sobre o plano de aulas... O sistema disponibiliza uma visão ampla e apurada do que acontece na sua escola de esportes.
Com a Plataforma SporTI é possível receber matrículas de novos alunos de forma bem simplificada, rápida e online: o responsável pode escolher o horário e a turma em que o aluno gostaria de ser incluído. Basta acessar o sistema, inserir os dados necessários, seguir as etapas e pronto! Matrícula feita!
Pronto (a) para colocar as nossas dicas em prática? Ao traçar e seguir o seu planejamento, certamente sua escola alcançará bons resultados financeiros, administrativos e esportivos! Caso esteja com alguma dúvida, entre em contato conosco e como nós podemos trabalhar para otimizar a gestão do seu negócio!