Notícia - 29/07/2022 às 15:19:27
SAIBA COMO ESCOLHER A ESCOLINHA IDEAL PARA SEUS FILHOS
Conhecer a metodologia de ensino esportivo é fundamental na hora de matricular as crianças

Por ALFREDO BIANCHI
RECIFE, PE
Segundo dados da OMS: 78% das crianças brasileiras estão propensas ao sedentarismo infantil. (Foto: Divulgação SporTI)

Com certeza esta dúvida já deve ter passado em sua cabeça, - “Qual a melhor escolinha para matricular meu filho?”. Bem, existem diversos fatores que você pode levar em consideração como modalidade, localização, preço e estrutura, mas a mais importante sem dúvidas é a metodologia.

Talvez soe um pouco óbvio, mas é preciso entender os motivos e objetivos de se colocar os pequenos a praticarem esportes. As crianças têm suas particularidades e com isso suas próprias necessidades, na prática esportiva não seria diferente.

Pensando nisso, separamos alguns pontos fundamentais para levar em consideração antes de fazer a matrícula.

Esportes Coletivos

Hoje um dos motivos mais comuns que levam os pais a procurarem um esporte para seus filhos são os aspectos sociais. Potencializado pelo isolamento em razão da pandemia, muitas crianças têm demonstrado dificuldades para interagir com outras e com isso o esporte tem se tornado um forte aliado para os pais. Esportes coletivos são os mais indicados para estes casos, por toda sua dinâmica de grupo, ajudando no surgimento de qualidades sociais e laços de amizade.

Esportes Individuais

Do outro lado, temos os esportes individuais que podem contribuir para concentração de crianças hiperativas e com transtornos de ansiedade. O judô, por exemplo, é muito indicado por suas atividades e metodologia que cultivam disciplina, respeito, paciência e autocontrole.

Combatendo o sedentarismo

Segundo dados da OMS: 78% das crianças brasileiras estão propensas ao sedentarismo infantil. O fato por si só já é um grande motivo para introduzir seu filho em uma escolinha de esportes, não importa qual seja a modalidade, mas é indispensável que haja um acompanhamento de profissionais de saúde como fisiologista e nutricionista. Eles poderão indicar o esporte ideal para introdução da criança em uma rotina de atividades físicas.

Metodologia

Após escolhido qual esporte seu filho irá praticar, é de suma importância que se converse com o professor e outros pais para entender como funciona a rotina de treinos e atividades. É possível também solicitar à escolinha qual metodologia aplicada. Isso porque algumas escolinhas são voltadas para competições, com um nível mais alto de rendimento e competitividade. Por outro lado temos as escolinhas que estão mais focadas nas nuances do esporte como trabalho em grupo, socialização e uma forma de lazer para os pequenos.

Os esportes são ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento de crianças e por isso não esqueça de conversar e consultar os pequenos para saber suas preferências. Uma vida esportivamente ativa tende a trazer grandes benefícios que levarão para o restante de suas vidas.